segunda-feira, dezembro 5

Para as nossas moedinhas!!

Bom dia;

Mais uma proposta desta vez em feltro!

Espero que Gostem,
BJS
Tânia





1 comentário:

  1. Olá!

    O meu nome é João Costa e desde 2012 que faço voluntariado com a Academia Cidadã ( http://academiacidada.org/).

    No seguimento desta campanha internacional de acções directas, TTIP GAME OVER (https://ttipgameoverblog.wordpress.com/) e pegando na ideia de uma pessoa que fez este evento (https://www.facebook.com/events/1599023537094913/), venho então lançar-vos um desafio.

    Juntamente com o colectivo Climáximo (https://climaximo.wordpress.com/) estamos a preparar algumas acções para sensibilizar a população para o problema das alterações climáticas e da nossa falta de respeito pelo planeta.

    Uma das acções é :

    Durante um período de tempo (1, 2 ou 3 meses), seria cozida uma linha vermelha. A ideia é que este processo ocorresse descentralizadamente, pois quero lançar o apelo a várias pessoas/grupos. Podem ser utilizadas quaisquer técnicas para cozer a linha, pretendemos apenas que se recorra o mais possível a tecidos/lãs usadas.

    Depois desse período de tempo, faríamos um evento que serviria para unir todas as linhas vermelhas numa só. Esse evento seria “festivo” e poderia também ter uma acção simbólica incorporada.


    Esta ideia ainda é um embrião, estou completamente aberto a sugestões.

    A ideia é juntar pessoas, associações, colectivos e quem mais se queira juntar. Não pretendo que este evento esteja directamente relaccionado com alguma “marca” ou associação em concreto. É para ser um evento o mais cidadão possível.


    Contacto-vos para vos desafiar a participar e/ou divulgar este evento. Queremos que o evento seja a nível nacional.


    Razões para o fazermos :

    "Para atingir o objectivo de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, temos de deixar 80% das reservas presentemente conhecidas de combustíveis fosseis debaixo da terra. “

    A expressão “combustíveis fósseis” aparece apenas duas vezes no texto da COP21 e apenas em referência à redução dos subsídios para combustíveis fósseis. É impossível fazer cortes de emissões significativos sem confrontar directamente a indústria dos combustíveis fósseis.

    Porque queremos MUDAR o nosso consumo energético e modo de produção de energia, estamos dispostos a fazer uma linha vermelha de 943Km.

    Esta linha vermelha quer ajudar a tornar visível a voz dos que têm dito e repetido - NÃO - à prospecção e exploração de hidrocarbonetos - aqui e no mundo. Já chegámos ao limite de um paradigma energético baseado em combustíveis fósseis.

    Esta linha vermelha pretende representar o limite a que chegámos e que não devemos ultrapassar.


    Em Portugal foram feitas várias concessões para a prospecção e exploração de petróleo e gás e perante o cenário a nível mundial, é inadmissível que pactuemos com estas concessões.


    Espero que aceitem o meu desafio, seja a nível pessoal ou como equipa. Como preferirem pois o objectivo é juntar pessoas.


    Este processo está previsto começar em meados de Setembro/Outubro.

    Obrigado pela vossa atenção


    Aguardo pela vossa resposta

    Cumprimentos cidadãos

    João Costa
    917714327
    joaocosta@academiacidada.org

    Dentro de cada pessoa há uma paisagem e indígenas somos todos. :)

    ResponderEliminar